F.A.Q.

Pra que manter um blog desses?

Precisava fazer um backup do meu acervo pessoal, mas achei injusto mantê-los só para mim. A ideia que tive foi de criar este blog e compartilhar o que já era compartilhado na rede, mas deste vez na língua portuguesa.

Sou autor (a) de um ou mais recursos e não fui creditado ou creditaram a outra pessoa. Como resolver a situação? / Não quero meus recursos disponíveis neste blog. Como faço para retirá-los?

Se tiver créditos na fonte original, eu postarei aqui junto com as imagens. Infelizmente muito recurso vem sem a fonte e é bem maçante tentar encontrar o responsável. Entretanto, basta me avisar pelo e-mail (veja a seção de "Contato") e eu te creditarei apropriadamente. Se for o caso, posso tirar o recurso do blog, do serviço de hospedagem e do meu HD o mais rápido possível, mas tudo o que você tem que fazer é me pedir.

Não quero baixar recurso por recurso. Tem uma forma de obter todo o acervo do blog de uma vez?

No momento não, mas pretendo fazer alguns packs de tempos em tempos.

Onde você encontra esses recursos?

A maioria esmagadora vem de fóruns pela internet. Outros vem de sites de designers ou de amadores.

Posso modificar os recursos?

Sim, mas não esqueça de dar créditos ao autor original porque foi ele quem criou e não você.

As músicas e sons postados tem direitos autorais envolvidos?

Sim, mas basta você citar os compositores no seu projeto e assim não quebrará nenhuma lei de direitos autorais. Essas músicas postadas tem licença para projetos não-comerciais.

Um tileset ou charset não funciona no meu projeto. Por que?

Tente colocar o símbolo $ antes do nome do arquivo e adicione-o novamente ao acervo do projeto. Se não funcionar, então você terá que editar e ajustar o arquivo para os padrões do Ace. Alguns recursos vem com itens fora de posição, mas nada que o Gimp e alguns minutos não resolvam. Disponibilizei alguns tutoriais que explicam como ajustar e resolver esses problemas.

Eu tenho que creditar os mini-games também?

Deve! Você não os criou, então seja honesto e credite.

Peguei um recurso que você modificou, Liuka. Tenho que te creditar?

Não. Credite apenas o autor original.

Posso enviar material para o acervo?

Envie para mim com os devidos créditos e, se não for material pago da Enterbrain, eu postarei no acervo com o maior prazer.

Por que você não disponibiliza material pago da Enterbrain ?

Isso seria pirataria. Não que eu seja contra ela, mas não quero me envolver em processos judiciais por causa de umas imagens. Além do mais é injusto com os outros que pagaram para ter os packs e materiais adicionais que a Enterbrain vende no site e vende na Steam.


Vocabulário:
Tileset - são recursos de mapeamento. Contém toda a gama de recursos que você precisa para criar uma cidade ou o interior de uma caverna, por exemplo.
Charset - é um grupo de sprites (também conhecido por characters) que são os personagens do jogo. Heróis, NPCs, animais, monstros e vilões podem ser encontrados aqui. Objetos também fazem parte.

Faceset - é como o charset, mas ao invés de ter os bonecos dos personagens, tem os rostos deles. É usado para diálogos.

Battlers - são os inimigos que o seu personagem irá enfrentar nas batalhas.

Battleback - é o cenário das batalhas. No Ace os cenários são compostos de 2 partes: a superior e a inferior. Você pode usar árvores de fundo de uma floresta e chão de terra ou de grama, por exemplo.

Animações - os golpes em batalhas, recuperação de status e animações com sprites precisam de animações gráficas. Na maioria das vezes é uma sequência de imagens com sons e flashes de poucos segundos que podem ser facilmente configuradas.

Window Skin - são skins para as telas de diálogo e menus do jogo.

Parallaxes - são imagens estáticas que podem ser usadas como fundo para os cenários. O próprio RTP já vem com imagens de céu estrelado, montanhas e praia prontas para sem usadas.

Iconset - é um conjunto de ícones usados para ilustrar status e objetos nos menus do jogo.

Janelas de transição - quando uma batalha começa, uma janela de transição aparece na tela, mudando do mapa pro cenário de batalha.

Balões de expressão - são balões divertidos de emoções para usar em seus sprites durante a história.
BGM - é a trilha sonora. Cada música que toca é uma BGM.

BGS - é o som de fundo do jogo, como o som do rio correndo, das ondas do oceano quebrando na costa, passarinhos cantando ao fundo, o vento soprando, etc.

ME - são sons de impacto como fanfarras ou sons do INN (quando o personagem vai dormir) por exemplo.

SE - são os efeitos sonoros como o latido do cachorro, vidro quebrando, um soco, recuperação de energia, magia, uma risada, etc.

Scripts - são ferramentas adicionais que trazem novas funções ao jogo, como por exemplo scripts de iluminação automática ou de mini-jogos.
Baú da Liuka